Falta de transparência prejudica percepção sobre impostos no Brasil

Falta de transparência nos impostos

Enquanto a maioria dos estabelecimentos comerciais não mostra a cobrança de tributos, 25% dos brasileiros responderam “não” quando foram perguntados se pagam algum imposto

Renato Ghelfi

13/08/2015 – 05:00

Três quartos das empresas nacionais não mostram aos clientes os tributos que estão sendo cobrados, o que contribui para que um em cada quatro brasileiros não saiba que paga impostos. Especialistas consideram a situação extremamente preocupante.

O Brasil tem mais de 10 milhões de empresas e apenas 25% delas indicam, na nota fiscal, os impostos que estão sendo pagos. Os dados, divulgados pelo Instituto Brasileiro de Planejamento e Tributação (IBPT), mostram o não cumprimento da Lei 12.741. Em vigor desde o começo do ano, a norma institui que os estabelecimentos comerciais devem informar o quanto o cliente está gastando com taxas ao fazer a compra de produtos.

 De acordo com a pesquisa, a Região Sudeste tem o maior índice de adesão (27,4%), enquanto os piores resultados estão no Nordeste (23,9%) e no Sul (22,7%).

A relação entre a falta de transparência das empresas e o desconhecimento dos tributos pelos brasileiros também foi destacada por Arruda. “Quando as empresas passarem a disponibilizar essa informação, mais pessoas terão o conhecimento dos impostos que pagam. É um trabalho educativo, com o intuito de ajudar a sociedade.” O tributarista disse que é “extremamente preocupante” que brasileiros não saibam “para onde vai seu dinheiro”.

Fonte: DCI

A NK é membro do Instituto dos Auditores Independentes do Brasil (IBRACON).
Visite nossa página de serviços e saiba como podemos fortalecer dados empresariais para maior atratividade de acionistas. Audit.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.