NK | Escritório de contabilidade SP

SP altera regras para obtenção de CND de ICMS

NK Contabilidade

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

SÃO PAULO – As empresas paulistas passam a submeter-se a novas regras para obter a Certidão Negativa de Débitos (CND) de tributos estaduais como o Imposto sobre a Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) e a certidão de existência de débitos inscritos na dívida ativa. Elas constam da Resolução Conjunta da Secretaria da Fazenda e Procuradoria-Geral do Estado (PGE) publicada no Diário Oficial do Estado desta sexta-feira.
A certidão negativa de débitos tributários inscritos na dívida ativa – importante para a participação de licitações ou obtenção de empréstimos – continua a ser emitida pelo site www.dividaativa.pge.sp.gov.br.
A secretaria da Fazenda de São Paulo somente emitirá a certidão negativa para a empresa na impossibilidade de emissão por meio do endereço eletrônico. Mas a certidão de existência de débitos inscritos na dívida ativa deve ser requerida na secretaria e por esta emitida. Essa certidão pode ser importante para que a empresa cheque o valor que deve ao Fisco e decida, por exemplo, se vai entrar m um parcelamento.
Para a emissão de certidão de existência de débitos cobrados via execução judicial, com penhora para garantir o eventual débito, a empresa deverá pedir a certidão diretamente na Procuradoria Fiscal ou Procuradoria Regional, de acordo com o seu endereço, e o documento será emitido pela secretaria da Fazenda de acordo com expressa manifestação da PGE.
Além disso, a partir de agora, a autenticidade da certidão negativa pode ser verificada pelo site www.dividaativa.pge.sp.gov.br (e-crda>>>autenticar e-crda).
Esta resolução entra hoje em vigor e revoga a Resolução Conjunta nº 3, de 2010.
Com informações da Lex Legis Consultoria Tributária

Fonte: Valor Econômico