Por Edna Simão | Valor
BRASÍLIA – O secretário-executivo do Ministério da Fazenda, Nelson Barbosa, afirmou nesta terça-feira que a redução do custo da energia elétrica deverá ter impacto entre 0,5 e 0,6 ponto porcentual na inflação em 2013. Barbosa lembrou que o peso da conta de luz dos consumidores residenciais no Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) varia entre 3,4% e 3,5%, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
Na avaliação dele, a queda deverá ser repassada para os preços e deverá estimular o crescimento econômico. Isso porque a medida abre espaço no orçamento das famílias e das empresas para novos gastos e investimentos.
Barbosa ressaltou ainda que a medida vai estimular a competitividade das empresas brasileiras tanto no mercado interno quanto no externo. Segundo ele, a redução do custo da energia vai contribuir para o “investimento se acelere mais forte no final deste ano e no início do ano que vem”. Em sua avaliação, a recuperação do investimento já está ocorrendo.
O secretário disse também que o projeto de conversão em lei da Medida Provisória nº 563, que trata inclusive de novas desonerações na folha de pagamentos, deverá ser sancionado ainda nesta semana pela presidente Dilma Rousseff. Ele não antecipou, no entanto, quais pontos do projeto poderão ser vetados.
© 2000 – 2012. Todos os direitos reservados ao Valor Econômico S.A. . Verifique nossos Termos de Uso em http://www.valor.com.br/termos-de-uso. Este material não pode ser publicado, reescrito, redistribuído ou transmitido por broadcast sem autorização do Valor Econômico.