NK | Escritório de contabilidade SP

Fisco permite prova de receita sem nota fiscal

NK Contabilidade

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

Por Laura Ignacio | Valor

SÃO PAULO – Quando uma empresa auferir receita e não puder emitir nota fiscal em razão de não ter autorização para a sua impressão pelo órgão competente, o negócio que gerou a receita pode ser comprovado com documentos idôneos e de conteúdo esclarecedor das operações a que se refiram, como livros contábeis, recibos e contratos.

Esse é o entendimento da Receita Federal, segundo a Solução de Consulta nº 4, publicada no Diário Oficial da União desta quarta-feira. As soluções só têm efeito legal para quem fez a consulta, mas servem de orientação para os demais contribuintes.

“A solução é importante porque, via de regra, o Fisco costuma caracterizar a falta de emissão de nota fiscal, no momento da efetivação das operações, como omissão de receita”, afirma o advogado Thiago Mendes Gonçalves Garbelotti, do escritório Braga & Moreno Consultores e Advogados.

A impressão de nota fiscal é negada por alguns órgãos em caso do contribuinte, por exemplo, possuir débitos pendentes. A legalidade desse impedimento vem sendo questionado na Justiça há anos.

Com informações da Lex Legis Consultoria Tributária

© 2000 – 2012. Todos os direitos reservados ao Valor Econômico S.A. . Verifique nossos Termos de Uso em http://www.valor.com.br/termos-de-uso. Este material não pode ser publicado, reescrito, redistribuído ou transmitido por broadcast sem autorização do Valor Econômico.