NK | Escritório de contabilidade SP

Para indústria, redução da energia pode destravar investimentos

NK Contabilidade

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

Por Edna Simão e Eduardo Campos | Valor

 

BRASÍLIA – O diretor do Departamento de Infraestrutura da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp), Carlos Cavalcanti, afirmou que a redução do custo da energia vai ajudar a destravar os investimentos do setor.

 

Na avaliação dele, no entanto, a diminuição do preço da energia elétrica poderia ser maior se fosse promovido um novo leilão de concessões. “Mas a princípio, [a medida] é muito positiva do ponto de vista econômico”, disse Cavalcanti.

 

O presidente da Confederação Nacional da Indústria, Robson Braga de Andrade, comemorou a queda do custo da energia, destacando que a medida vai deixar os produtos brasileiros mais competitivos. “A queda de até 28% na tarifa de energia elétrica para a indústria é decisiva para reduzir os custos das empresas, recuperar a competitividade brasileira e estimular o crescimento”, afirmou Andrade.

 

Segundo a CNI, do custo médio total da tarifa de energia elétrica, cerca de 45% são referentes a encargos, taxas e tributos. O Brasil, de acordo com a confederação, paga 143% a mais pela energia do que os outros países que compõem os BRICs (Rússia, Índia e China).

 

© 2000 – 2012. Todos os direitos reservados ao Valor Econômico S.A. . Verifique nossos Termos de Uso em http://www.valor.com.br/termos-de-uso. Este material não pode ser publicado, reescrito, redistribuído ou transmitido por broadcast sem autorização do Valor Econômico.