NK | Escritório de contabilidade SP

MG concederá crédito de ICMS contra guerra fiscal

NK Contabilidade

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

SÃO PAULO – O governo de Minas Gerais editou lei que altera várias regras tributárias do Estado. Uma das principais mudanças tem o objetivo de combater a guerra fiscal. O Estado poderá conceder crédito presumido de Imposto sobre a Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) de até 100% do imposto devido nas vendas – o que corresponde a anular o valor do imposto – quando a medida for “necessária e proporcional para assegurar a isonomia tributária, igualdade competitiva e livre concorrência”.

A norma diz ainda que o benefício fiscal poderá ser mantido “enquanto perdurarem os efeitos decorrentes da presunção de constitucionalidade de ato normativo de outra unidade da Federação [Estado] que conceda benefício ou incentivo fiscal ou financeiro-fiscal não previsto em lei complementar ou convênio celebrado nos termos da legislação específica”.

Essa e as demais mudanças constam da Lei nº 20.824, de 2013, publicada no Diário Oficial da União.

“Trata-se claramente de uma reação aos benefícios inconstitucionais dados para outros Estados. Embora o objetivo seja proteger a economia mineira, esse é mais um capítulo da chamada guerra fiscal”, afirma o advogado Marcelo Jabour, diretor jurídico da Lex Legis Consultoria Tributária.

A Secretaria de Estado de Fazenda enviará à Assembleia Legislativa, no prazo de noventa dias e deverá ratificar, por meio de resolução, a medida adotada.

Com informações da Lex Legis Consultoria Tributária

Fonte: Valor Econômico.