NK | Escritório de contabilidade SP

Inflação do aluguel avança na segunda prévia de junho

NK Contabilidade

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

O Índice Geral de Preços – Mercado (IGP-M) registrou, na segunda prévia de junho, variação de 0,74%. No mês anterior, para o mesmo período de coleta, a inflação do aluguel teve variação de 0,01%, segundo a Fundação Getulio Vargas (FGV)>

O Índice de Preços ao Produtor Amplo (IPA) apresentou variação de 0,60%, no segundo decêndio de junho. No mesmo período do mês anterior, a taxa foi de -0,20%. A taxa de variação dos Bens Finais recuou de 0,15% para 0,14%. A maior contribuição para esta desaceleração teve origem no subgrupo bens de consumos não duráveis exceto alimentação e combustíveis, cuja taxa passou de 0,78% para 0,28%.

A taxa de variação do grupo Bens Intermediários passou de -0,19%, em maio, para 0,64%, em junho. O destaque coube ao subgrupo materiais e componentes para a manufatura, cuja taxa passou de -0,20% para 0,96%.

O índice referente a Matérias-Primas Brutas registrou variação de 1,10%. No mês anterior, a taxa foi de -0,64%. Os itens que mais contribuíram para este movimento foram: soja (em grão) (1,94% para 9,83%), milho (em grão) (-7,19% para -1,45%) e aves (-9,30% para -4,33%). Em sentido oposto, destacam-se: minério de ferro (6,17% para 0,52%), café (em grão) (0,47% para -3,81%) e cacau (7,48% para 0,36%).

O Índice de Preços ao Consumidor (IPC) registrou variação de 0,38%, no segundo decêndio de junho, ante 0,31%, no mesmo período do mês anterior. A principal contribuição para o acréscimo da taxa partiu do grupo Habitação (0,12% para 0,66%). Nesta classe de despesa, cabe mencionar os itens: tarifa de eletricidade residencial (-1,13% para 0,01%) e móveis para residência (-0,51% para 1,28%).

Também foram computados acréscimos nas taxas de variação de outras três classes de despesa:

Transportes (-0,04% para 0,13%);

Comunicação (-0,14% para 0,15%); e

Vestuário (1,05% para 1,13%).

Para a aceleração desses grupos, contribuíram destacadamente os itens: tarifa de ônibus urbano (-0,73% para 1,25%), tarifa de telefone residencial (-1,17% para 0,00%) e tênis masculino (-0,24% para 1,63%), nesta ordem.

Em contrapartida, registraram decréscimo em suas taxas de variação os grupos:

Saúde e Cuidados Pessoais (1,40% para 0,53%);

Despesas Diversas (0,28% para 0,04%); e

Educação, Leitura e Recreação (0,06% para 0,02%).

Nestas classes de despesa, merecem destaque os itens: medicamentos em geral (3,09% para 0,19%), serviço religioso e funerário (0,54% para 0,01%) e show musical (2,90% para -1,33%), respectivamente.

Já o grupo Alimentação apresentou o mesmo resultado registrado na apuração de maio: 0,22%. Entre as pressões de alta, destaca-se o item carnes bovinas (-0,99% para 0,82%) e, em sentido descendente, restaurantes (0,73% para 0,46%).

O Índice Nacional de Custo da Construção (INCC) apresentou, no segundo decêndio de junho, variação de 2,41%. No segundo decêndio do mês anterior, a taxa foi de 0,68%. O índice relativo a Materiais, Equipamentos e Serviços registrou variação de 0,64%. No mês anterior, a taxa havia sido de 0,50%. O índice que representa o custo da Mão de Obra registrou taxa de 4,05%, no segundo decêndio de junho. Na apuração referente ao mesmo período do mês anterior, o índice variou 0,85%.

Fonte: Jornal do Brasil

Lorem ipsum dolor sit amet

Lorem ipsum dolor sit amet consectetur adipiscing elit. Quisque faucibus ex sapien vitae pellentesque sem placerat. In id cursus mi pretium tellus

Lorem ipsum dolor sit amet

Lorem ipsum dolor sit amet consectetur adipiscing elit. Quisque faucibus ex sapien vitae pellentesque sem placerat. In id cursus mi pretium tellus

Lorem ipsum dolor sit amet

Lorem ipsum dolor sit amet consectetur adipiscing elit. Quisque faucibus ex sapien vitae pellentesque sem placerat. In id cursus mi pretium tellus