NK | Escritório de contabilidade SP

ICMS é maior peso da carga tributária do setor de petróleo, diz estudo

NK Contabilidade

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

Por Chico Santos | Valor

 

RIO – O grande problema para a competitividade da indústria nacional de equipamentos para o setor de petróleo e gás não é a carga tributária em geral, mas, basicamente, o ICMS.

 

“Foi criado um mito sobre a carga tributária” disse o advogado Luiz André Nunes Oliveira, do escritório Vieira Rezende, que participa nesta quarta-feira da divulgação do estudo “O ambiente tributário no setor de petróleo e gás”.

 

O estudo foi feito pela consultoria Booz & Company e o escritório de advocacia Vieira Rezende. Oliveira enfatizou, ainda, que se confunde carga tributária com outros aspectos do chamado custo Brasil, como a deficiência da logística.

 

Uma das propostas do estudo que começa a ser apresentado no Rio é que o Estado de São Paulo, que cobra alíquota de 3% de ICMS sobre a cadeia de produtos do setor passe a isentar a tarifa como já fazem Rio de Janeiro, Bahia e Rio Grande do Sul.

 

Oliveira disse que São Paulo é o grande obstáculo do ponto de vista tributário à competitividade da indústria nacional do petróleo, porque no Estado são produzidos cerca de 70% dos bens destinados ao setor.

 

© 2000 – 2012. Todos os direitos reservados ao Valor Econômico S.A. . Verifique nossos Termos de Uso em http://www.valor.com.br/termos-de-uso. Este material não pode ser publicado, reescrito, redistribuído ou transmitido por broadcast sem autorização do Valor Econômico.

 

Site: <a href=”https://nkcontabilidade.com.br” rel=”external nofollow”>Escritório Contabilidade São Paulo</a>