Agências
SÃO PAULO – Especialistas aconselham aos contribuintes começarem a preparar os documentos para a declaração do imposto de renda deste ano e evitar cair na chamada “malha-fina”.
De acordo com Fabiana de Almeida Chagas, sócia do Glézio Rocha Advogados, existem dez “pecados” cometidos pelos contribuintes na hora de fazer sua declaração.
O primeiro é a omissão de rendimentos. “Neste item, os contribuintes esquecem principalmente, rendimentos decorrentes de aluguéis e rendimentos recebidos de pessoas físicas”, diz.
Em seguida, ela aponta divergências e erros na digitação de valores, principalmente valores que foram objeto de imposto de renda retido na fonte. Em terceiro lugar, está a declaração de despesas médicas ou medicamentos com valores errados ou incompatíveis com o total dos rendimentos auferidos pelo contribuinte.
Dedução indevida com um dependente que já está em outra declaração; variação patrimonial no decorrer do ano incompatível com os rendimentos auferidos; esquecer de declarar aquisições e vendas de veículos, imóveis, ações ou de informar rendimentos decorrentes de ações judiciais ou de pensões alimentícias também são outros “pecados capitais”.
Além disso, entram na lista: a dedução de doações a entidades beneficentes, sem observar os requisitos legais; deixar de informar contas bancárias ou possuir movimentação incompatível com os rendimentos; e gastos efetuados no cartão de crédito incompatíveis com os rendimentos auferidos no decorrer do ano.
Fonte: DCI
Marcelo Baptistini Moleiro
Coordenador – Departamento Jurídico
marcelo@nkcontabilidade.com.br